Há no mercado brasileiro diversas opções de exames de proficiência internacionais, mas exames desenvolvidos exclusivamente para a pós-graduação brasileira só os da TESE Prime. Assim, ao receber certificados da TESE Prime você sabe que tem em mãos dados precisos, confiáveis e imparciais

O Desafio da Implementação de Exames de Proficiência Desenvolvidos para a Pós-Graduação

Benefícios tanto para os cursos de pós quanto para candidatos e alunos:

► Imparcialidade
► Resultados rápidos
► Padronização do formato
► Várias opções de datas e locais
► Exames coletivos e agendados
► Certificados balizados pelo CEFR (saiba mais)

Livre Arbítrio
A avaliação da proficiência em línguas estrangeiras integra o processo de seleção para Programas de mestrado e doutorado desde o Parecer nº 977/65 C.E.Su., aprovado em 03/12/65 (www.capes.gov.br). No entanto, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) e as agências de fomento à pesquisa não interferem no arbítrio dos cursos quanto aos critérios a ser adotados para a avaliação da proficiência. Não interferem, não regulamentam e também não indicam ou garantem quaisquer instrumentos de avaliação, o que dá liberdade aos Programas para as adequações que contemplem suas especificidades e o perfil desejado de seus alunos.

Exames Internacionais

Até poucos anos atrás, os únicos exames que possuíam trânsito entre diferentes cursos de pós-graduação eram os exames de proficiência internacionais, apesar de muitas vezes esses exames não corresponderem às necessidades específicas dos processos seletivos para ingresso na pós-graduação e por terem um custo elevado para os candidatos. Para fornecer uma opção aos exames internacionais, muitos cursos ainda recorrem a soluções locais, como o uso de professores do próprio curso e o credenciamento de escolas de idiomas para avaliar a proficiência de candidatos e alunos.

Exames de Proficiência desenvolvidos no Brasil

Com o objetivo de desenvolver no Brasil exames de proficiência que pudessem ser comuns a diversos programas, de diversas universidades e de diversos estados, foi criada em 2001 a TESE Prime Avaliação em Idiomas, a primeira instituição brasileira devotada exclusivamente ao desenvolvimento e administração de exames de proficiência em idiomas. Seu primeiro fruto, o TEAP (Test of English for Academic Purposes) foi concebido em uma tese de doutorado (saiba mais) e é hoje o exame mais aceito por programas de pós-graduação Stricto Sensu nas universidades brasileiras.

TESE Prime: da Pós-Graduação para a Pós-Graduação.